/ Notícias

novembro 2014
dia 09

COMBATE ÀS FRAUDES: Quadrilha que fraudava benefícios é desarticulada no Acre

Da Redação (Brasília) – A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério da Previdência Social, deflagrou nesta quinta-feira (6) a operação Alexandrino, que desarticulou organização criminosa que fraudava benefícios da Previdência Social no Acre. Os criminosos agiam desde 2010 e o prejuízo causado pelo grupo pode superar a marca dos R$ 4 milhões.

As fraudes do grupo consistiam no reconhecimento, ideologicamente falso, de relações de paternidade por parte de detentos, visando à obtenção fraudulenta de auxílio-reclusão. Normalmente eram escolhidos presos com muito tempo de pena cumprida, gerando pagamento de retroativos.

Para a concessão indevida de salário-maternidade, eram escolhidas mulheres que não eram seguradas da Previdência Social. Com auxílio de sindicatos locais, elas comprovavam indevidamente atividade como trabalhadoras rurais para terem o benefício concedido.

O esquema veio à tona a partir de declarações de diversas mulheres que foram lesadas, narrando que, na hora de receber os benefícios, teriam de repassar elevados valores a servidores do INSS e atravessadores.

Cerca de 70 policiais federais cumpriram 22 mandados de busca e apreensão em Cruzeiro do Sul (AC) e Rio Branco (AC). (Ascom/MPS e Comunicação Social da Polícia Federal)