Em Salvador (BA), gestor do INSS concede entrevista ao Bahia Meio Dia
De Salvador (BA) – Mais de 13 mil segurados da Previdência Social em toda a Bahia recebem o auxílio acidente, benefício concedido ao trabalhador que tem a capacidade laboral reduzida em decorrência de sequelas, após sofrer acidente de qualquer natureza ou causa. Detalhes sobre as condições de concessão e manutenção deste benefício são abordadas na edição de hoje (21) pelo Bahia Meio Dia, telejornal exibido pela TV Bahia (Rede Globo). O técnico do Seguro Social Gabriel Cerqueira concede entrevista ao vivo para o jornalístico.
Cerqueira, que também é chefe do Serviço de Reconhecimento de Direitos da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Salvador, explica que o auxílio acidente tem caráter indenizatório e é devido aos segurados empregados (exceto os domésticos), trabalhador avulso e segurado especial (trabalhadores rurais, índios e pescadores que atuam em regime de economia familiar). A concessão do auxílio acidente depende da avaliação da Perícia Médica do INSS.
O valor do benefício corresponde a 50% do salário de benefício calculado para a concessão do auxílio-doença prévio. O segurado começa a receber o benefício após o auxílio-doença e pode retornar ao trabalho sem interrupção do pagamento. O auxílio acidente não pode ser acumulado com a aposentadoria, de qualquer espécie, nem com auxílio-doença que tenha como causa o mesmo motivo que originou que a redução da capacidade laborativa.
Mais informações:
Conceição Menezes
(71) 3243-8410
SCS/BA